-
Arquitetos: Yutarou Ohta
- Área: 48 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Masaki Hamada
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é a residência do próprio arquiteto, em um prédio de apartamentos de 30 anos próximo ao rio Sumida. Ele se apaixonou à primeira vista pelo rio, que serviu a Edo (atual Tóquio) como uma importante artéria de logística e conectou sua cultura. Ele sonhava em viver próximo ao rio um dia.
A planta existente era típica de um apartamento com sala de estar, cozinha e quarto. Dividido por cômodos e conectados por corredores, ignorando os privilégios de se viver próximo ao rio. Criado em um apartamento, ele sentiu que estava no apartamento dos seus pais, privado da natureza, e isso não era satisfatório. Ao incorporar o Rio Sumida ao apartamento, buscou-se criar um estilo de vida orgânico que convive com a natureza.
Como ponto de partida para o projeto, estudou-se o layout do apartamento em relação ao core do edifício. Para fazer com que o banho fosse a parte mais importante da rotina, garantiu-se que a partir da banheira fosse possível ter uma vista do rio e, para tanto, ela foi situada no centro do apartamento. Os outros ambientes se distribuíram em L ao redor do centro. Uma pequena banheira e uma grande abertura de acrílico foram suficientes para que fosse possível desfrutar do banho com vista para o Rio Sumida.
O espaço aberto em forma de L conecta a sala de estar e jantar. O espaço de trabalho e o quarto são divididos com cortinas transparentes para controlar a relação entre os espaços e a distância do Rio Sumida de acordo com o uso.
O reflexo do rio Sumida se projeta na parede de aço que reveste o core, a luz natural preenche a sala e, revestindo o piso e as paredes com compensado, cria-se um gradiente natural, tornando o rio Sumida uma parte da vida.
Ao incorporar os fenômenos que ocorrem no Rio Sumida na vida de um apartamento isolado da natureza, pudemos descobrir uma nova forma de nos relacionarmos com a natureza. O rio Sumida, que conectou a cultura do período Edo ao presente e nos deu direções para nossas vidas futuras.